
O despertar do rádio

Entre o computador, livros e outros “brinquedinhos”, ela passava altas horas acordada. E descontava o sono durante o dia. Parecia missão complicada mudar essa rotina. Mas logo que entrou na Itapema FM, Stefanie Silveira, a Fani, não teve muitas dificuldades de colocar de ponta cabeça esse fuso horário. Hoje, ela entra no ar cedinho da manhã, às 6h. E fica no comando do microfone no programa Wake Up até as 10h, de segunda-feira a sábado.
– Não é muito difícil mudar. A gente se acostuma rapidinho. E o legal é que o compromisso de acordar bem cedo me deu uma sensação de que tenho mais tempo ainda durante o dia – conta.
* * *
Aos 24 anos, Fani encarou mais um desafio em sua carreira. Essa história começou quando a santa-mariense fez jornalismo na UFSM. Aí, vieram alguns trabalhos em rádio e jornal até que surgiu uma oportunidade de estudos. Em Porto Alegre, ela fez mestrado em Comunicação e Informação, na UFRGS.
– Eu estudo jornalismo online, Internet e mídias sociais. Minha dissertação foi sobre a produção de conteúdos na rede por pessoas amadoras, ou seja, que não são profissionais da comunicação. Meu foco foram fãs de Star Wars, que alimentam a Internet com uma riqueza de informações que supera, por exemplo, o site da série do filme – conta.
* * *
Voltar ao mercado para trabalhar na Itapema FM criou um encontro das coisas que ela curte.
– Trabalhar com comunicação, nessa mescla de música e informação, é bem o que gosto. E ainda estou tendo a oportunidade de exercer meu lado jornalista no Blog do Grings, que é a Itapema no site do Diário, falando de música, cinema... Acaba sendo tudo divertido – conta.
* * *
Ao atuar no rádio, Fani também acabou se aproximando da trajetória do pai, João Martins da Silveira, técnico de rádio há longa data e que hoje atua na Medianeira.
– Toda minha educação musical de rock e blues vem dele – diz Fani.
* * *
No comando da Itapema cedinho da manhã, Fani já tem claros seus desafios:
– O Wake Up tem esse perfil jornalístico, de envolvimento com a cidade e a região. Procuro trabalhar com as informações que são essenciais para quem está acordando e saindo de casa. Procuro fazer com que as pessoas sejam bem-informadas e achem o conteúdo útil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário