"Paraíso perdido ou paraíso ainda esperado; de uma maneira ou de outra, não se trata de um paraíso que habitemos e nem de um paraíso que conheçamos a partir de nossa própria experiência. Talvez seja um paraíso precisamente por essa razão. A imaginação, diferente das duras realidades da vida, é produto da liberdade desenfreada. Podemos 'soltar' a imaginação, e o fazemos com total impunidade - porque não teremos grandes chances de submeter o que imaginamos ao teste da realidade".
Isto foi escrito por Zygmunt Bauman, em seu livro "Comunidade: a busca por segurança no mundo atual" (2003), e sugere que nossa imaginação é somente nossa, ninguém deve ou pode interferir naquilo que imaginamos, mesmo porque ela é fruto da nossa mente e a essa só mesmo nós e Deus temos acesso.
Podemos imaginar o nosso paraíso aqui e agora, não precisamos esperar pelo futuro. Podemos viver nosso dia-a-dia da melhor maneira possível, da maneira como imaginarmos, da maneira como quisermos, dentro dos nossos limites de não atingir ao outro, podemos formar o nosso mundo e desfrutá-lo com todo o direito que nos é proporcionado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário